Av. Octacílio Câmara, 3-28 | Jardim Imperial, Bauru - SP

Planejamento Maternal

Atividades Propostas

  • Desenho livre: Cultivar a expressão gráfica da criança, onde ela descobre sozinha traços, cores e formas.

O desenho livre é também uma ferramenta de identificação do nível de desenvolvimento corpóreo da criança. É oferecido diariamente.

Material: Papel sulfite A3; giz de cera de abelha (bloco).

  • Pintura: Desenvolver o uso adequado dos materiais utilizados e a técnica através da introdução (história ou música) que precede a atividade.  É uma atividade inspiradora, oferecida uma vez na semana, em dia fixo.

Material: Tinta de aquarela; água, dedos; papel canson A3.

  • Jardinagem: A partir do processo da professora de preparar a terra, plantar, regar, a criança percebe o fluxo do tempo. Além disso, vivencia quantidades, adquire uma relação objetiva com o espaço, dimensionando a horta e os espaços de jardins. Despertar e desenvolver hábitos ao respeito e preservação à natureza. Inserção das crianças nos aspectos socioculturais que essa atividade espelha. É uma atividade inspiradora, oferecida uma vez na semana, em dia fixo.


Material: Regador; água; plantas.

  • Arrumação da sala, do parque, dos brinquedos: Vivenciar o tempo na preparação e organização do ambiente, do lanche, de seus materiais. Despertar e desenvolver hábitos para o bem estar e saúde (ex: higiene dos alimentos, higiene das mãos, higiene dos órgãos genitais; troca de roupa, entre outros); despertar e desenvolver bons hábitos ao respeito e à preservação da água; despertar e desenvolver bons hábitos de limpeza e organização do ambiente. Diariamente acontece a arrumação dos espaços após o brincar (sala e parque) e a troca de roupas e fraldas. Porém, a organização e limpeza do espaço é oferecida uma vez na semana, em dia fixo, como atividade inspirativa.


Material: Vassoura; pá de lixo; saco de lixo, água; rodinho; pano de chão; sabão; sabonete, toalha de papel; calcinha/ cueca; roupa em geral, mochila, fraldas, lenços umedecidos etc.

  • Brincadeiras, brinquedos e músicas: Estimular o desenvolvimento corporal e mental; A criança revive as tradições orais antes do ensino da escrita, atraves de canções, danças, recitações e artes orais. Brincadeiras cantadas, brincadeiras de dedos ou mãos, trava linguas, poemas, cantigas, músicas para transição de uma atividade para outra, contação de histórias, teatros.

       A criança ouve e conta a história, escuta e narra, desenvolvendo base sólida para aquisição de imaginação, linguagem e pensamento. Desenvolve capacidade de interpretação e compreensão do todo experienciado.

       Através do brincar livre a criança ganha protagonismo e autonomia, fazendo inúmeras descobertas, desenvolvendo-se e amadurecendo por meio de experiências, tentativas, erros e acertos. Ao explorar brinquedos naturais e toda a natureza ao seu redor a criança enriquece a diversidade de impressões sensoriais gerando uma grande riqueza de aprendizagens e aquisição de habilidades.

       Diariamente as crianças brincam e cantam. Como atividade inspirativa, temos o Dia do Movimento, onde as crianças, uma vez por semana, em dia fixo, brincam subindo e descendo de mesas, cadeiras enfileiradas, passam por dentro do túnel de tecido, sempre com supervisão do adulto.

Material: Fala; corpo; escorregador; casa da boneca, toquinhos de madeiras; tecidos; bonecos, terra, água, mesas, cadeiras, entre outros.

Pedagogia Walforf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

Centro Educacional Flor de Lótus • Av. Octacílio Câmara, 3-28 | Jardim Imperial, Bauru - SP

Desenvolvido por Agência Only