Nosso trabalho se inspira nos Campos de Experiências da BNCC, que dialogam profundamente com a Pedagogia Waldorf. Eles orientam a vivência das crianças no cotidiano, garantindo que o pensar o sentir e o movimentar estejam integrados no aprender.
Corpo, Gestos e Movimentos
Atividades: circuitos motores, brincadeiras de rolar, rastejar e saltar, canções com gestos e movimentos, exploração livre do parque (balanços, pneus, escorregador, tecidos suspensos)
Objetivo: estimular equilíbrio, coordenação ampla e fina, consciência corporal e autonomia. O movimento é porta de entrada para o aprendizado: é pelo corpo que a criança descobre o mundo e constrói as bases para a concentração e o pensamento futuro.
Eu, o Outro e Nós
Atividades: partilha de tarefas cotidianas (varrer a sala, limpar a mesa, cuidar da composteira, lavar as canecas), resolução de conflitos mediados pela palavra, compartilhar brinquedos.
Objetivo: fortalecer empatia, respeito, cooperação e o sentimento de pertencimento ao coletivo, além de promover consciência ecológica e responsabilidade no cuidado com o ambiente.
Traços, Sons, Cores e Formas
Atividades: pintura em aquarela (técnica molhada, papel Canson A3, utilização das cores primárias, pintura com os dedos), desenho livre com giz de cera de abelha em sulfite A3, experiências musicais e rítmicas.
Objetivo: desenvolver motricidade fina, concentração, criatividade e percepção estética. A vivência das cores é considerada formadora de uma riqueza interior que acompanha a criança por toda a vida.
Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
Atividades: contação de pequenas histórias, contos rítmicos, teatro de mesa, músicas, brincadeiras com as mãos (brincadedos).
Objetivo: cultivar imaginação, ampliar vocabulário, favorecer a comunicação clara e respeitosa, além de introduzir a criança ao mundo da linguagem oral e narrativa. O brincar simbólico prepara o terreno para a alfabetização futura.
Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Atividades: culinária semanal (pão e receitas naturais sem açúcar, leite e ovos), jardinagem na horta, vivências de processos (sementes, plantio, crescimento das plantas, colheita, preparo dos alimentos colhidos), lanche escolar com alimentos naturais e saudáveis.
Objetivo: estimular noção de processo e tempo, percepção de quantidades, consciência ambiental e hábitos alimentares saudáveis, integrando múltiplos sentidos em experiências significativas.