Conheça o Nosso Planejamento de Atividades do Jardim

Nosso trabalho une os Campos de Experiências da BNCC à Pedagogia Waldorf, garantindo que o pensar, o sentir e o movimento caminhem juntos no aprendizado. No Jardim de Infância, incorporamos o uso do pincel, as rodas rítmicas, a Euritmia e os trabalhos manuais e projetos criativos que preparam a criança para o 1º ano do Ensino Fundamental, já ensaiando atenção, a concentração, organização, planejamento e imaginação.

Corpo, Gestos e Movimentos

Atividades: circuitos motores, brincar de rolar, rastejar, saltar, correr, rodas rítmicas com gestos e movimentos, exploração livre do parque, vivências de euritmia.
Objetivo: equilíbrio, coordenação ampla e fina, consciência corporal e autonomia. O movimento é a porta de entrada para o aprendizado e para a concentração futura.

Eu, o Outro e Nós

Atividades: tarefas coletivas, cuidado com o ambiente, brincadeiras e tarefas cooperativas, resolução de conflitos.
Objetivo: empatia, respeito, cooperação e sentimento de pertencimento, além de consciência ecológica.

Traços, Sons, Cores e Formas

Atividades: pintura em aquarela (com pincel, papel Canson A3, técnica molhada), desenho livre com giz de cera de abelha em sulfite A3, vivência musical com kântele, ritmos e trabalhos manuais (rabo de gato, trançar a corda, costura simples, modelagem, dobraduras, pequenos projetos artísticos).
Objetivo: motricidade fina, concentração, criatividade e percepção estética. As atividades manuais preparam a criança para tarefas estruturadas do Ensino Fundamental.

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

Atividades: contação de histórias, contos de fadas, teatro de mesa, parlendas, rodas rítmicas, criação de narrativas no brincar simbólico.
Objetivo: imaginação, vocabulário, comunicação clara e respeito, construindo o terreno para a alfabetização.

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Atividades: culinária semanal, jardinagem, observação de processos, integração de trabalhos manuais em projetos com etapas e resultados concretos, como a capa de flauta.
Objetivo: percepção de processos e tempo, noção de quantidade, consciência ambiental, hábitos saudáveis e habilidades de planejamento que facilitam a transição para o Ensino Fundamental.

Pedagogia Walforf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

Centro Educacional Flor de Lótus • Av. Octacílio Câmara, 3-28 | Jardim Imperial, Bauru - SP

Desenvolvido por Agência Only