Na Flor, em consonância com a BNCC, a proposta de Educação Infantil busca garantir que as crianças tenham um papel ativo em seu processo de aprendizagem, construindo conhecimentos por meio de experiências significativas e relevantes para sua vida.
Nosso currículo ancora-se nos 5 campos de experiência previstos: 1- O Eu, o Outro e o Nós; 2- Corpo, Gestos e Movimentos; 3- Traços, Sons, Cores e Formas; 4- Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação, e 5- Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações).
Através dos eixos Interações e Brincadeiras, nossa proposta permite à criança desenvolver os direitos previstos na BNCC (convier – brincar – participar – explorar – expressar-se e conhecer-se).
O Maternal, no Jardim Flor de Lótus, está preparado para receber crianças em torno de 1 ano e 8 meses de idade, em salas que oferecem a rotina de uma casa, com o dia sendo permeado por pequenas atividades domésticas (culinária, jardinagem etc), com a criança sendo conduzida amorosamente à conquista de hábitos primordiais preparando sua autonomia: colocar o sapato, tirar o casaco, comer sozinha etc.
A professora acompanha a criança nestas conquistas, colocando-se numa posição que garante afeto e segurança. O ritmo transcorre suave: as crianças brincam livremente, exploram o espaço e constroem relações significativas.
Para isso, as salas têm menos alunos que o jardim, com a presença constante da professora e auxiliar.
No âmbito externo, o Jardim da Flor oferece um quintal repleto de árvores, possibilitando que na aquisição de suas conquistas a criança tenha a oportunidade de conectar-se à natureza, vivenciando e celebrando o ciclo do ano.
O cheirinho de pão integral assando, a pitangueira carregada de frutos, a alegria de regar o jardim, molhar os pés, fazer castelos na areia, e ouvir muitas canções e histórias… Essa é a infância que proporcionamos ao seu filho: onde ser criança é um direito, e onde há tempo e espaço para a sua plenitude!
Neste espaço as crianças ficam aproximadamente até os 3 anos de idade.
“Brincar, explorar, criar e sentir… no nosso maternal, a criança cresce com liberdade e segurança, celebrando cada passo do seu desenvolvimento.”
Já na etapa seguinte as crianças ingressam no Jardim de Infância propriamente dito, onde permanecem até o 1º ano do Ensino Fundamental.
O fato de ali estarem crianças de idades variadas (4, 5 e 6 anos), traz um colorido especial ao ambiente e uma riqueza única na vida das relações, com as crianças mais velhas aprendendo a ajudar as mais novas nas atividades básicas. E as pequenas olham com admiração para as mais velhas, com suas brincadeiras maravilhosas!
Sempre tendo como garantia de sua expressão o brincar livre e genuíno, a criança vai se desenvolvendo em diferentes âmbitos: adquire habilidades motoras; refina as competências da linguagem; amadurece emocionalmente; adquire capacidades sociais; estrutura a memória e a concentração; faz conexões e compreende gradativamente o mundo que a rodeia.
Nessa faixa etária a grande força de aprendizagem é a imitação. Por isso, o professor coloca-se como alguém digno de ser imitado, oferecendo um amplo repertório de atividades simples do fazer humano que possam inspirar a criança que ali está.
O ritmo diário é organizado de forma a priorizar momentos de brincadeiras livres, onde as capacidades de experimentação e criatividade são ludicamente exercitadas.
No Jardim de Infância, assim como no Maternal, o ritmo pulsa como uma grande respiração que permeia o grupo – ora com atividades de expansão (atividades livres), ora de contração (atividades dirigidas pela professora).
Para a Pedagogia Waldorf a educação deve ser configurada de maneira artística. Todas as atividades na escola têm esse princípio como base, e através desse elemento, se dá a aquisição do conhecimento. Relacionando os saberes do mundo com o ser humano, estimulamos o amor ao próximo e o respeito pela natureza.
O conteúdo de cada ano é desenvolvido a partir das características inerentes à idade dos alunos. O currículo proporciona visão ampla e vivências das matérias contribuindo para a aquisição de conhecimentos gerais e preparando o jovem para o exercício responsável da cidadania
“No Jardim de Infância, a infância é celebrada com arte, ritmo e imaginação, criando memórias e aprendizados para toda a vida.”