Av. Octacílio Câmara, 3-28 | Jardim Imperial, Bauru - SP

Planejamento Jardim

 

  • Atividades propostas:
  • Roda rítmica: É um momento no qual a professora convida as crianças para formarem um círculo e ali ela trabalha em forma de poemas, canções, gestos e histórias, a época do ano, marcando o ritmo do mês.
  • Desenho: Vivenciar as cores expressando os sentimentos através dos desenhos. Também vivenciar os diversos tipos de tato. Cultivar a expressão gráfica da criança, onde ela descobre sozinha traços, cores e formas. O desenho livre é também uma ferramenta de identificação do nível de desenvolvimento corpóreo da criança. É oferecido diariamente.

Material: Papel sulfite A3; papel canson A3; giz de cera de abelha (bloco)

  • Pintura em aquarela: Desenvolver o uso adequado dos materiais utilizados e a técnica através da introdução (história ou música) que precede a atividade. É uma atividade inspirativa, oferecida uma vez na semana, em dia fixo.

Material: Tinta de aquarela; água, pincel de pelo natural, esponja; papel canson A3

  • Jardinagem: Preservar o meio ambiente através do cultivo e cuidado com as plantas. Atividades: preparação dos canteiros, semear, plantio de mudas, aguar e cuidar das plantações.

A partir de todos os processos, a criança percebe o fluxo do tempo. Além disso, vivencia quantidades, adquire uma relação objetiva com o espaço, dimensionando a horta e os espaços de jardins.

Despertar e desenvolver hábitos ao respeito e preservação à natureza. Inserção das crianças nos aspectos socioculturais que essa atividade espelha. É uma atividade inspirativa, oferecida uma vez na semana, em dia fixo.

Material: Galocha, terra, adubo, sementes, regador, instrumentos de horticultura, água.

  • Cuidado com o espaço: Arrumação da sala, do parque, dos brinquedos: Vivenciar o tempo na preparação e organização do ambiente, do lanche, de seus materiais.

Despertar e desenvolver hábitos para o bem estar e saúde (ex: higiene dos alimentos, higiene das mãos, higiene dos órgãos genitais; troca de roupa, entre outros); despertar e desenvolver bons hábitos ao respeito e à preservação da água; despertar e desenvolver bons hábitos de limpeza e organização do ambiente.

Diariamente acontece a arrumação dos espaços após o brincar (sala e parque) e a troca de roupas. Porém, a organização e limpeza do espaço é oferecida uma vez na semana, em dia fixo, como atividade inspirativa.

Material: Vassoura; pá de lixo; saco de lixo, água; rodinho; panos; sabão; sabonete, toalha de papel; calcinha/ cueca; roupa em geral, mochila etc.

  • Brincadeiras, brinquedos e músicas: Estimular o desenvolvimento corporal e mental; A criança revive as tradições orais antes do ensino da escrita, atraves de canções, danças, recitações e artes orais.

Brincadeiras cantadas, brincadeiras de dedos ou mãos, trava linguas, poemas, cantigas, músicas para transição de uma atividade para outra, contação de histórias, teatros.

A criança ouve e conta a história, escuta e narra, desenvolvendo base sólida para aquisição de imaginação, linguagem e pensamento. Desenvolve capacidade de interpretação e compreensão do todo experienciado.

Através do brincar livre a criança ganha protagonismo e autonomia, fazendo inúmeras descobertas, desenvolvendo-se e amadurecendo por meio de experiências, tentativas, erros e acertos.

Ao explorar brinquedos naturais e toda a natureza ao seu redor a criança enriquece a diversidade de impressões sensoriais gerando uma grande riqueza de aprendizagens e aquisição de habilidades. Diariamente as crianças brincam e cantam.

  • Como atividade inspirativa, temos o Dia do Movimento, onde as crianças, uma vez por semana, em dia fixo, brincam subindo e descendo de mesas, cadeiras enfileiradas, passam por dentro do túnel de tecido, pulando cordas, sempre com supervisão do adulto.

Material: Fala; corpo; escorregador; casa da boneca, cordas, toquinhos de madeiras; tecidos; bonecos, terra, água, mesas, cadeiras, entre outros.

  • Culinária: Identificar os ingredientes, quantidades, espaços, tempo, relações e transformações. Atividades: Pão, bolo, biscoitos. É uma atividade inspirativa, oferecida uma vez na semana, em dia fixo.

Material: Ingredientes das receitas e recipientes para os mesmos.

  • Trabalhos manuais realizados com criança em processo de prontidão escolar: Estimular a concentração e desenvolver a coordenação motora fina através de habilidades manuais. Atividades: Rabo de gato, bordado na talagarça, alinhavo em feltro. Projetos: capa de flauta, corda para pular. A frequencia das atividades será planejada pela professora de acordo com o projeto escolhido ou das habilidades do grupo.

Material: Lã, barbante, malha, agulha de bordar, linha, feltro.

Pedagogia Walforf

A pedagogia Waldorf é apontada pela UNESCO como "o modelo de pedagogia capaz de responder desafios educacionais de nosso tempo, principalmente nas áreas de grandes diferenças culturais".

Centro Educacional Flor de Lótus • Av. Octacílio Câmara, 3-28 | Jardim Imperial, Bauru - SP

Desenvolvido por Agência Only