Material: Papel sulfite A3; papel canson A3; giz de cera de abelha (bloco)
Material: Tinta de aquarela; água, pincel de pelo natural, esponja; papel canson A3
A partir de todos os processos, a criança percebe o fluxo do tempo. Além disso, vivencia quantidades, adquire uma relação objetiva com o espaço, dimensionando a horta e os espaços de jardins.
Despertar e desenvolver hábitos ao respeito e preservação à natureza. Inserção das crianças nos aspectos socioculturais que essa atividade espelha. É uma atividade inspirativa, oferecida uma vez na semana, em dia fixo.
Material: Galocha, terra, adubo, sementes, regador, instrumentos de horticultura, água.
Despertar e desenvolver hábitos para o bem estar e saúde (ex: higiene dos alimentos, higiene das mãos, higiene dos órgãos genitais; troca de roupa, entre outros); despertar e desenvolver bons hábitos ao respeito e à preservação da água; despertar e desenvolver bons hábitos de limpeza e organização do ambiente.
Diariamente acontece a arrumação dos espaços após o brincar (sala e parque) e a troca de roupas. Porém, a organização e limpeza do espaço é oferecida uma vez na semana, em dia fixo, como atividade inspirativa.
Material: Vassoura; pá de lixo; saco de lixo, água; rodinho; panos; sabão; sabonete, toalha de papel; calcinha/ cueca; roupa em geral, mochila etc.
Brincadeiras cantadas, brincadeiras de dedos ou mãos, trava linguas, poemas, cantigas, músicas para transição de uma atividade para outra, contação de histórias, teatros.
A criança ouve e conta a história, escuta e narra, desenvolvendo base sólida para aquisição de imaginação, linguagem e pensamento. Desenvolve capacidade de interpretação e compreensão do todo experienciado.
Através do brincar livre a criança ganha protagonismo e autonomia, fazendo inúmeras descobertas, desenvolvendo-se e amadurecendo por meio de experiências, tentativas, erros e acertos.
Ao explorar brinquedos naturais e toda a natureza ao seu redor a criança enriquece a diversidade de impressões sensoriais gerando uma grande riqueza de aprendizagens e aquisição de habilidades. Diariamente as crianças brincam e cantam.
Material: Fala; corpo; escorregador; casa da boneca, cordas, toquinhos de madeiras; tecidos; bonecos, terra, água, mesas, cadeiras, entre outros.
Material: Ingredientes das receitas e recipientes para os mesmos.
Material: Lã, barbante, malha, agulha de bordar, linha, feltro.